sábado, 1 de setembro de 2012

Oficina de Pesquisa em Circo


Mário Fernando Bolognesi  (UNESP)


É professor Titular do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São Paulo (SP).
Graduado em Filosofia UNESP (1978), possui Mestrado e Doutorado em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo (1988 e 1996, respectivamente) e livre-docência em Estética e História da Arte também pela UNESP (2003).
Tem experiência na área de Artes/Teatro/Circo, com ênfase em estética, encenação, interpretação e dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: circo brasileiro, palhaços, comédia e cômico circenses. Ministra oficinas, palestras e cursos de curta duração sobre os temas. Orienta projetos de pesquisa e extensão na universidade, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Faz parte do corpo editorial de periódicos significativos no âmbito das Artes Cênicas, tais como Urdimento e RebentoFoi Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unicamp (2002) e Membro Titular do Conselho Fiscal e Vice Coordenador do GT-Dramaturgia da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, a ABRACE, durante dois anos.
Apresentou os espetáculos circenses Circo Lar em 2010, sob a Lona Circense da Unesp, e em 2011 o Volta ao Mundo.
Em 2007 foi contemplado com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2007 no Módulo Pesquisa. Em 2011 foi contemplado pelo Edital Funarte de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo.
É autor dos livros “Circos e Palhaços Brasileiros” (2009) e “Palhaços” (2003). Sua principal linha de pesquisa é Circo, Palhaço e Riso.
Dentro do I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES CIRCENSES ele ministrará a oficina de Pesquisa em Circo, que tem por objetivo a análise das diversas possibilidades de pesquisa sobre o tema. Dentre as atividades desenvolvidas estarão seminários práticos e teóricos e uma orientação a elaboração de projeto de pesquisa.  O público-alvo são: artistas circenses, estudantes e pesquisadores interessados em iniciar ou potencializar suas pesquisas sobre o tema. 



PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 1 a 15 de Setembro de 2012
PERÍODO DA OFICINA: 27,28 e 29 de Setembro de 2012
HORÁRIO: 8h à 13h


Nenhum comentário:

Postar um comentário