Organizadores



Profª. Dra. Wladilene Sousa Lima
É artista-pesquisadora, atriz, diretora e cenógrafa de teatro na cidade de Belém do Pará. Possui graduação em Ciências Sociais pela UNAMA - União das Escolas Superiores do Pará, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia PPGAC/UFBA. Atualmente, na Universidade Federal do Pará, é professora no curso técnico de formação de ator, na graduaçao em dança e em teatro, na especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo e no mestrado em Artes e Cultura do Programa de Pós-graduação em Artes PPGArtes - do Instituto de Ci6encias da Arte ICA. Coordenadora do Projeto de Extensão Rede Teatro d@ Floresta da Etdufpa. Administradora da Rede Teatro d@ Floresta, disponível na internet pelo link http://redeteatrodafloresta.ning.com/ Coordenadora do Projeto de Pesquisa Uma Cartografia Epistemológica da produção científica do PPGArtes\ICA\UFPA pelo Grupo de Pesquisa PACA Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia. Na categoria artística atua como presidente d`A TRAMA Associação de Teatro e Dança da Amazônia, diretora artística da Dramática Cia., criadora e administradora do Teatro Porão Puta Merda, artista-articuladora do Fórum Permanente de Teatro do Estado do Pará e membro do Colegiado Setorial de Teatro do MinC (2010/2012) representando a Região Norte. Tem experiência na área de Formação de Ator, com ênfase na concepção de Ator-criador e Encenação e Memória com ênfase na formação de Jovens encenadores e construção de Netcenas (Diários de Bordo Virtuais e Wikis), atuando principalmente sobre os seguintes temas: matrizes de encenação, processos de criação, cartografias poéticas, dramaturgia pessoal do ator,histórias de vida em cena e DrãoTerapia - A Dimensão Libertária do Teatro. Para conhecer currículo artístico de Wlad Lima acessar http://redeteatrodafloresta.ning.com/profile/administracao




María Virgínia Abasto de Sousa 
Mestranda em Artes no Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-graduação em
Artes da Universidade Federal do Pará. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia
pela Universidade Vale do Acaraú (Brasil, 2010). Técnica e Instrutora em Ginástica
Aeróbica, Musculação e Personal trainer pelo Instituto Superior Simão Gym e Casa d
Italia (Argentina, 1997) e Professora (Maestra) de Inglês (Argentina, 1997). Atualmente
é pesquisadora do PACA - Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia e no Grupo de
Estudos Culturais na Amazônia-GECA, ambos da Universidade Federal do Pará. Tem
experiência nas áreas de Arte e Educação, com ênfase em Circo e Teatro, atuando
principalmente nos temas: currículo; inclusão; diversidade cultural; atividades
circenses; academia; lazer; ludicidade; teatro de bonecos; capacitação de profissionais
e pedagogia empresarial. É acrobata aérea, pirofagista e coordenadora no Vida de
Circo produções circenses e atriz no grupo Nefesh.






Izabela Lobato Marçal 
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2011). Certificada em Fit Pilates (Mat e Studio) pela Sofitness Cursos (2012). Atualmente é instrutora de musculação e ginástica na Academia Corpore Fit. É discente do Curso Técnico em Dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) e integrante do projeto de pesquisa “Diversidade Corporal e Educação Somática na Prática da Dança” (ETDUFPA). Tem experiência em dança pela Cia de Dança Thays Reis, dança-teatro pela Cia de Investigação Cênica e circo como acrobata aérea e de solo no Circo Etéreo. Tem como principais áreas de interesse: corpo e cultura, atividades circenses, dança e técnicas corporais. Atua como bailarina no Núcleo Mirai de Dança (danças urbanas), intérprete-criadora de produções independentes em dança e circo. Colabora com a produtora Vida de Circo. 

Marina Trindade Cruz 
Cursa a graduação de Licenciatura Plena em Dança na Universidade Federal do Pará, turma 2011. Foi atleta de Ginástica Rítmica da Federação Paraense de Ginástica pelo Clube Aberto de Ginástica e Dança da Escola de Aplicação da UFPA. Em 2009 entrou nas oficinas de técnicas circenses do Instituto Arraial do Pavulagem, ministradas pela Cia. Entreatos com Jhonny Russel e Emerson Sousa. Ingressou nas oficinas de Técnicas Circenses da Companhia Athlética- Sede Belém, ministradas pelo professor Charles Monteiro e há dois anos participa de apresentações artísticas em eventos com a Companhia de Circo Nós Tantos. Atualmente integra a coordenação e elenco do Projeto Vertigem, contemplado com o Prêmio Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo 2011.


Rosana Rosário 
Mestranda do PPGARTES da Universidade Federal do Pará. Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Pará, atuou como bailarina na Escola de Dança Vera Torres e no Centro de Dança Ana Unger onde participou dos mais conceituados festivais de dança e óperas do Brasil. Foi professora de Dança da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer e no Centro de Dança Ana Unger. Desde 2010 é professora efetiva da Escola de Teatro e Dança da UFPA, além de ser instrutora certificada no método Gyrotonic e Gyrokinesis desde 2008. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Educação Somática e Dança.



Rosângela Colares Lavrand 
Bailarina e coreógrafa, graduada no curso de Licenciatura Plena em Dança da UFPa, mestranda em Artes pela mesma instituição. Pesquisadora da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da arte, estudos culturais, mulher, política , arte e relações de poder.



Patricia Mara de Miranda Pinheiro 
Graduada em Educação Física, com especialização em Pedagogia do Movimento Humano. É atriz do Grupo Teatral Palhaços Trovadores e Professora da Universidade Federal do Pará da Escola de Teatro e Dança da UFPA do Instituto de Ciência da Arte. Cursando Mestrado em Artes no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Corporal, Educação, Arte e Lazer (LACOR) do Instituto da Ciência da Educação-ICED/FEF/UFPA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário